Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Sobe para 13 o número de mortos no duplo atentado suicida em Mogadíscio

O número de mortos causados pelo duplo atentado suicida de hoje na capital da Somália e reivindicado pelo grupo extremista Al-Shabab subiu para 13, o que mostra a capacidade cada vez mais destrutiva do grupo ligado à Al-Qaida.

Sobe para 13 o número de mortos no duplo atentado suicida em Mogadíscio
Notícias ao Minuto

19:23 - 26/07/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Pelo menos 13 pessoas foram mortas em duas explosões. Um dos veículos explodiu perto do posto de controlo e outro perto de um edifício da ONU", por volta das 09:00 locais (07:00 em Lisboa), anunciou um responsável da polícia, Bishaar Abdi Gedi.

Às duas explosões seguiu-se um tiroteio perto de um edifício da ONU e da União Africana na Somália (AMISOM), mas parou logo de seguida, segundo um jornalista da AFP.

O representante especial da ONU na Somália, Michael Keating, e Francisco Madeira, representante da União Africana, condenaram o ataque, que não fez nenhuma vítima entre os funcionários da ONU, informou Michael Keating.

Uma parte da parede do aeroporto ficou parcialmente destruída pela explosão de uma das viaturas, incluindo a carcaça carbonizada.

O grupo extremista Al-Shabab reivindicou este novo ataque na capital da Somália e tinha como alvo os locais onde estão alojados os soldados de manutenção da paz.

O aeroporto Aden Adde -- com o nome do primeiro Presidente somali -- tornou-se uma fortaleza desde que foi instalada ao lado da base principal da AMISOM, com 22.000 homens e que ajuda o frágil governo somali na luta contra o Al-Shabab.

O aeroporto é defendido pela AMISOM, cuja base tem também escritórios da ONU, de organizações humanitárias e de embaixadas.

"Este ataque aterrorizante é um novo exemplo das tentativas desesperadas dos extremistas para fazer descarrilar os progressos políticos" do país, denunciou o representante da ONU da Somália.

"A AMISOM condena os ataques sem sentido que têm por fim perturbar e paralisar a vida dos somalis. É preciso por fim a estes ataques", afirmou a União Africana na sua conta de 'Twitter'.

Confrontados com o poder superior da AMISOM, implantado em 2007, o Al-Shabab foi expulso de Mogadíscio em agosto de 2011.

O grupo foi perdendo os seus principais bastiões, mas ainda controla as zonas rurais de onde executa operações de guerrilha e atentados suicidas, muitas vezes na capital.

O aeroporto de Mogadíscio é um dos seus alvos favoritos, principalmente pela sua proximidade com a base da AMISOM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório