Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quem era o padre decapitado pelo Daesh? "Um homem bom"

Dois soldados do ISIS fizeram reféns esta manhã numa igreja da Normandia. Ataque acabou com a decapitação de uma das vítimas, um padre de 86 anos.

Notícias ao Minuto

14:21 - 26/07/16 por João Oliveira

Mundo França

Era conhecido naquela região como “o Pai Hamel”, levava uma vida “simples e modesta”. Era, acima de tudo, “um homem bom”. É assim que a população local descreve a primeira vítima do sequestro levado esta manhã a cabo por dois soldados do ISIS, que acabou com a decapitação de um dos reféns, um padre de 86 anos que se chamava Jacques Hamel (à direita na fotografia).

Era ele quem ouvia os fiéis esta manhã na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, algo a que já estava habituado há mais de 50 anos, até que dois homens armados com facas entraram no edifício. Nasceu em 1930 em Darnétal e, como refere o site da paróquia que servia, completou o jubileu de ouro (50 anos de serviço) em 2008.

“Era um padre muito corajoso para a sua idade. Os sacerdotes têm o direito de se aposentar aos 75 anos, mas ele ainda se sentia forte e, por não termos padres suficientes, ele quis continuar a servir”, contou um dos párocos da igreja à imprensa local, citado pelo Le Parisien.

Hamel tinha acabado de vir de férias. Estava a trabalhar de manhã e preparava-se para ir almoçar e voltar à tarde, porque, como descrevem os fiéis que o conheciam, “ele era um bom padre que sempre serviu as pessoas ao longo de toda a vida”.

Refira-se que Jacques Hamel foi um dos cinco reféns dos soldados do Daesh. Além dele, ficaram nas mãos dos jihadistas duas freiras e outros dois fiéis, sendo que Hamel é, até agora, a única vítima a registar do acidente, sendo que uma das outras 4 vítimas está em estado crítico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório