Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Detido milionário que terá financiado guerra no Sudão do Sul

Pierre Konrad Dadak é suspeito de ter gerido uma rede ilegal de tráfico de armas.

Detido milionário que terá financiado guerra no Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

14:04 - 26/07/16 por João Oliveira

Mundo Pierre Dadak

Foi esta manhã detido um multimilionário francês que terá manobrado uma rede ilegal de tráfico de armas e contribuído para a guerra civil no Sudão do Sul.

Diz o britânico Telegraph que Pierre Konrad Dadak viajou a dada altura para vários estados africanos, onde se reuniu com diplomatas, e onde terá vendido mais de 200 mil AK-47, juntamente com uma série de misseis balísticos e tanques aos clientes que por lá recolheu, fomentando assim o conflito civil que durou entre 2013 e 2015.

Quando as autoridades espanholas chegaram à sua mansão em Ibiza para detê-lo, foram agredidas pelo staff responsável pela segurança do multimilionário de origem polaca, enquanto este se fechou numa sala secreta de segurança.

Tentar partir janelas ou abrir fogo não era opção, visto que a habitação estava inteiramente equipada com janelas à prova de bala, sensores infra-vermelhos e outro tipo de segurança sofisticado, o que levou os polícias a terem demorado quase uma hora para efetuar a detenção, que aconteceu quando Dadak fugia por uma das janelas da dita sala.

Juntamente com o magnata, outras 12 pessoas foram detidas por suspeitas de estarem ligadas ao esquema de tráfico ilegal de armas, roubo e lavagem de dinheiro, que garantia ao milionário dividendos que rondavam os 15 milhões de euros, provenientes de uma série de empresas ligadas a paraísos fiscais e registadas em vários países da Europa, incluindo no Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório