Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Candidata do Podemos defende independência de País Basco

A candidata do partido espanhol Podemos à presidência da Comunidade Autónoma do País Basco afirmou hoje que a vontade de independência nessa região é para ela "muito importante" e que defenderá o direito dos bascos decidirem sobre o futuro.

Candidata do Podemos defende independência de País Basco
Notícias ao Minuto

11:41 - 26/07/16 por Lusa

Mundo Espanha

Numa entrevista a uma rádio basca citada pela EFE, perguntaram a Pili Zabala onde se situava numa escala de zero a 10, sendo a pontuação máxima "a independência total", tendo respondido que se situava "por cima".

Zabala defendeu a necessidade de "construir um novo modelo territorial", com o qual todos os bascos fiquem "orgulhosos de pertencer", visto que o atual "está obsoleto".

A candidata do Podemos afirmou que aceitou a proposta da direção do partido no País Basco porque tem "vontade de levar humanidade à política", e assegurou que se apresenta às eleições "para ganhar" as primárias na região.

Antes do fim do ano haverá eleições para o parlamento da Comunidade Autónoma do País Basco.

A coligação Unidos Podemos (radicais de esquerda onde está o Podemos) foi a força política mais votada no País Basco nas eleições de 26 de junho último, seguida pelo Partido Nacionalista Basco (PNV) e o Partido Socialista Basco (PCE-EE).

A Comunidade Autónoma do País Basco é uma das 17 comunidades autônomas da Espanha e está situada no nordeste daquele país, junto aos Pirenéus.

Esta comunidade faz parte da região histórica denominada País Basco que inclui outra comunidade autónoma em Espanha (Navarra) e a região adjacente em França, que os nacionalistas bascos consideram como território cultural e linguístico do povo basco.

As principais cidades da Comunidade Autónoma do País Basco são Vitória (a capital oficiosa da comunidade autónoma), Bilbau e São Sebastião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório