Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Grupo terrorista autor de ataque na Somália que fez 10 mortos

Pelo menos dez pessoas morreram hoje na sequência da explosão de duas bombas perto do aeroporto de Mogadíscio, na Somália, uma das quais perto da representação das Nações Unidas, informou uma fonte da segurança.

Grupo terrorista autor de ataque na Somália que fez 10 mortos
Notícias ao Minuto

09:10 - 26/07/16 por Lusa

Mundo Mogadíscio

Pelo menos dez pessoas morreram hoje na sequência da explosão de duas bombas perto do aeroporto de Mogadíscio. Entre as vítimas estarão alguns elementos das forças de segurança daquele aeroporto.

De acordo com a agência noticiosa espanhola Efe, o grupo terrorista somali Al Shabab fez explodir hoje um carro-bomba nas imediações do aeroporto internacional Aden Adde, de Mogadíscio, capital da Somália.

A explosão foi registada junto ao controlo de segurança que a Missão Africana na Somália tem à entrada do aeroporto, segundo a Efe.

Al Shabab, que foi responsável por vários atentados contra hotéis e restaurantes na capital somali nos últimos meses, reivindicou pouco depois a autoria do atentado.

O grupo Al Shabab anunciou em 2012 a sua adesão formal à Al-Qaeda e luta pela instauração de um Estado Islâmico.

Tropas da União Africana e regionais apoiam desde há anos o exército somali na luta contra a milícia extremista, que tinha ficado debilitada com a morte, em 2014, do seu líder Ahmed Godane, num ataque aéreo norte-americano.

O atentado mais grave cometido pelo Al Shabab ocorreu a 25 de junho passado, quando pelo menos 35 pessoas morreram, depois de um grupo de terroristas se ter barricado durante mais de quatro horas no hotel Nasa-Hablod, na capital somali.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório