Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo turco trabalha com oposição na criação de nova constituição

O governo turco vai começar a trabalhar, em parceria com os principais partidos de oposição, na elaboração de uma nova constituição, disse hoje o primeiro-ministro Binali Yildirim, depois de meses de impasse sobre esta questão.

Governo turco trabalha com oposição na criação de nova constituição
Notícias ao Minuto

22:58 - 25/07/16 por Lusa

Mundo Impasse

"Todos os principais partidos estão prontos para começar a trabalhar numa nova constituição", disse Yildirim aos jornalistas em Ancara, capital da Turquia, acrescentando que este assunto ficou esclarecido numa reunião entre o Presidente Recep Tayyop Erdogan e dois líderes da oposição.

Yildirim disse que numa primeira fase será feita uma "pequena alteração" na constituição no rescaldo da tentativa do golpe de Estado que ocorreu a 15 de julho.

"Será feita uma pequena alteração na remoção de obstáculos na atual constituição", diz o primeiro-ministro turco.

Acrescentou que o trabalho para a realização de uma nova constituição marca uma questão que tem sido uma das mais controversas na política turca ao longo dos últimos meses.

Erdogan e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) querem introduzir um sistema presidencialista, mas o primeiro-ministro Yildirim não mencionou isso no seu discurso.

O Presidente Erdogan reuniu-se também com o líder do Partido Republicano do Povo (CHP),Kemal Kilicdaroglu, e Devlet Bahceli líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP) numa reunião para encontrar "harmonia política" após o golpe de Estado falhado.

A constituição atual foi elaborada na sequência do golpe de 1980.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório