Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Perdeu o emprego por denunciar online brutalidade policial

"Ele foi castigado por fazer a coisa certa. Ele foi castigado por ser um bom samaritano e mostrar a América que temos, tal e qual como ela é".

Perdeu o emprego por denunciar online brutalidade policial
Notícias ao Minuto

13:24 - 25/07/16 por João Oliveira

Mundo Estados Unidos

Christopher LeDay alega ter perdido o emprego ao denunciar a brutalidade da policia norte-americana sobre os cidadãos de raça negra. O homem teve acesso a uma gravação que mostrava isso mesmo: dois polícias de raça branca a agredir um cidadão negro sem qualquer razão, na sequência dos incidentes no Baton Rouge, que ditaram a morte de três polícias no estado do Louisiana.

Numa conferência de imprensa, o funcionário da Dobbins Air Reserve Base disse: “Eu sabia que tinha o material certo e as ferramentas certas para partilhar o vídeo e torná-lo viral. Aliás, quando o publiquei, pedi a toda a gente que partilhasse as imagens para mostrar os crimes hediondos cometidos pelas forças policiais contra os negros”.

LeDay postou as gravações no Facebook e, alguns dias depois, quando fazia o caminho para o trabalho, foi detido pelas autoridades, tendo sido de imediato levado para a esquadra. Visto que a publicação daquele vídeo não violava as regras, os policias examinaram exaustivamente o registo do homem e descobriram que “não tinha liquidado várias multas de trânsito”.

Essa foi alegação suficiente para que LeDay, pai de três crianças, tivesse perdido o emprego ao ser transferido para a prisão de DeKalb Cuonty.

“Ele foi castigado por fazer a coisa certa. Ele foi castigado por ser um bom samaritano e mostrar a América que temos, tal e qual como ela é”, disse Tiffany Simmons, advogada de LeDay, aos jornalistas, citada pelo Metro.uk.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório