Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Horizonte 2020 contempla investigações sobre migrações em 2017

A Comissão Europeia anunciou hoje um investimento de 8,5 mil milhões de euros, nas áreas da investigação e inovação para 2017, que inclui aposta nos trabalhos sobre migrações, no âmbito do programa Horizonte 2020, tutelado pelo português Carlos Moedas.

Horizonte 2020 contempla investigações sobre migrações em 2017
Notícias ao Minuto

12:22 - 25/07/16 por Lusa

Mundo Bruxelas

Na informação divulgada pelo executivo comunitário, além dos fundos, outras "importantes novidades" passam por fixar, como norma, o acesso gratuito 'online' a dados científicos, o que irá "aumentar a competitividade através da ciência aberta, ao acelerar a inovação e a colaboração".

Na resposta à crise migratória, este programa comunitário vai destinar fundos para novas investigações, para compreender a migração e para o desenvolvimento de políticas efetivas para gerir fluxos e integrar migrantes na economia e na sociedade.

O comissário Carlos Moedas notou a grande procura registada no programa Horizonte 2020, recordando as mais de 90 mil propostas elegíveis, submetidas nos últimos dois anos e meio.

"Nós estamos agora a dar um impulso adicional à inovação, ao tornar regra a investigação aberta: a partir de agora, a comunidade científica e as empresas inovadoras poderão ter acesso a dados de investigação mais facilmente e de forma mais económica", indicou o comissário, notando ainda que a maior aposta na área da migração demonstra como o programa pode "rapidamente adaptar-se aos novos e emergentes desafios".

Para o pacote de investigações na área das migrações, serão destinados 11 milhões de euros.

O orçamento contempla também 49 milhões para projetos de combate ao crime e ao terrorismo, além de fundos, nomeadamente, para pequenas e médias empresas e trabalhos na área da energia, clima.

O Horizonte 2020 tem um orçamento total de quase 77 mil milhões de euros para investimentos ao longo de sete anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório