Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Quarenta e um corpos encontrados em praia na Líbia

Quarenta e um corpos de presumíveis imigrantes foram encontrados no sábado, numa praia líbia, anunciou hoje um oficial da cidade costeira de Sabratha.

Quarenta e um corpos encontrados em praia na Líbia
Notícias ao Minuto

19:18 - 24/07/16 por Lusa

Mundo Sabratha

Os corpos, encontrados por um grupo de voluntários, foram transportados para a morgue, para realização dos testes de ADN, disse o oficial.

"Pensamos que se tratam das pessoas que se afogaram há cinco ou seis dias", acrescentou aquele elemento das autoridades, que se escusou a ser identificado.

Disse ainda que, normalmente, são encontrados um ou dois corpos por dia, e que 41 num só dia é "um número excecionalmente alto".

O grupo de voluntários que encontrou os corpos foi treinado na cidade de Sabratha, em meados de julho, para procurar vítimas de traficantes de pessoas, informou a mesma fonte.

A emigração ilegal na Líbia é mais elevada nos meses de verão, porque é quando o Mediterrâneo está mais calmo e os traficantes aproveitam para levar os imigrantes desesperados em barcos pouco seguros.

Os contrabandistas aproveitam o caos da Líbia desde 2011, o ano em que o ditador Muammar Kadhafi foi derrubado e morto, para impulsionar o seu negócio lucrativo.

Levam os emigrantes em barcos pequenos e inseguros em perigosas viagens para Itália, que fica a apenas 300 quilómetros (190 milhas) da costa líbia.

Mais de 10.000 emigrantes com destino à Europa, na maioria africanos e subsarianos, morreram ou desapareceram no Mediterrâneo desde 2014, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório