Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Obama alerta para "falta de preparação" de Trump em política externa

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) alertou hoje para a "falta de preparação" demonstrada pelo candidato presidencial Donald Trump em política estrangeira, citando as suas recentes propostas sobre a NATO.

Obama alerta para "falta de preparação" de Trump em política externa
Notícias ao Minuto

15:52 - 24/07/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O candidato republicano à Casa Branca disse, numa entrevista ao jornal New York Times, que se os países bálticos, que são membros da Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO na sigla em inglês), fossem atacados pela Rússia, só decidiria a intervenção dos EUA depois de ter verificado que aqueles países "tinham respeitado as suas obrigações".

"Há uma enorme diferença entre incitar os nossos aliados a cumprir os seus compromissos em termos de despesa para a defesa e dizer-lhes: 'sabem, poderemos não respeitar o compromisso central da aliança mais importante da história'", explicou Barack Obama, numa entrevista hoje divulgada pela CBS.

Um dos princípios da NATO estipula que um ataque contra um dos seus membros é um ataque ao conjunto dos aliados, um ponto que os EUA invocaram depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 e que justificou a intervenção da organização no Afeganistão.

Recordando que aquele princípio é a "pedra angular" da política estrangeira norte-americana desde a Segunda Guerra Mundial, qualquer que tenha sido o Presidente, Barack Obama defende que as propostas do candidato republicano demonstram a sua falta de conhecimento nesta área.

"Não ter compreensão ou conhecimento suficientes para dizer que a América poderia não cumprir o seu compromisso solene de proteger os aliados que estiveram do nosso lado depois do 11 de setembro (...) demonstra a [sua] falta de preparação em matéria de política estrangeira", salientou.

Na quinta-feira, o responsável da NATO Jens Stoltenberg já tinha reagido às declarações de Donald Trump dizendo que "a solidariedade" é "um valor essencial" da aliança atlântica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório