Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Forças Armadas turcas serão submetidas diretamente à presidência

A chefia das Forças Armadas turcas deixará de depender do Ministério da Defesa e ficará subordinada diretamente à Presidência no futuro, anunciou o primeiro-ministro Binali Yildirim, numa entrevista dada à imprensa turca.

Forças Armadas turcas serão submetidas diretamente à presidência
Notícias ao Minuto

12:11 - 24/07/16 por Lusa

Mundo Turquia

"O Estado-Maior General das Forças Armadas já não dependerá do Ministério da Defesa. Quando implantarmos o sistema presidencialista, ficará subordinado à Presidência", disse Yildirim numa entrevista na televisão turca ATV-A Haber.

O primeiro-ministro não especificou datas para a concretização da mudança de regime do Governo, de parlamentarista para presidencialista, que reforçará o papel do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.

Para a formalização dessa mudança, que segundos altos cargos do Governo "já é um facto", falta realizar uma mudança na Constituição com uma maioria de dois terços, o que não pode ser fácil com a atual composição do parlamento.

Yildirim falou também, na mesma entrevista, sobre a futura dissolução da Guarda Presidencial, um corpo de função cerimonial do exército criada em 1920.

Na sexta-feira, foram presos 283 soldados da Guarda Presidencial, composta por 2.500 membros, por suspeita de envolvimento na tentativa golpe de Estado que sofreu o país no dia 15 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório