Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Russo bate recorde da volta ao mundo em balão de ar quente

O aventureiro russo Fedor Konyoukhov bateu hoje o recorde da volta ao mundo em balão de ar quente ou em solitário, anunciou a sua equipa.

Russo bate recorde da volta ao mundo em balão de ar quente
Notícias ao Minuto

15:49 - 23/07/16 por Lusa

Mundo Aventura

O coordenador do voo, John Wallington, explicou que Fedor Konyoukhov, que descolou do oeste da Austrália no dia 12 de julho, concluiu hoje o percurso planeado.

A sua viagem demorou 11 dias, menos dois do que o recorde anterior, efetuado pelo americano Steve Fosset, que deu a volta ao mundo em solitário em 13 dias, em 2002.

"O recorde foi quebrado, sem dúvida", disse Wallington à AFP, acrescentando que "Konyoukhov pilotou o balão para o ponto exato da sua partida".

O desportista russo sobrevoou a Austrália, a Nova Zelândia, o Oceano Pacífico, a América do Sul, o Cabo da Boa Esperança e o Oceano Antártico.

O aventureiro foi capaz de terminar a sua jornada sem incidentes, acima do oeste da Austrália, no início da manhã de sábado.

Wallington sublinhou que as últimas horas da viagem foram "inesquecíveis", mas acrescentou que os primeiros dez dias foram "horríveis", especialmente por causa das tempestades e ventos fortes na Antártida, que dificultaram a operação.

Konyoukhov, navegador e explorador, é conhecido por ser o único no mundo a ter estado tanto no Pólo Norte, como no Sul, de frente para o Cabo Horn e no cimo do Everest. Além disso, quebrou o recorde mundial da volta ao mundo em solitário num barco com 27 metros.

"As suas motivações não eram bater um recorde mundial", disse Wallington. "Simplesmente sentiu que era uma boa coisa para fazer. Bater o recorde é apenas um bónus agradável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório