Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Frente Nacional sob ameaça de um processo por suspeitas de fraude

A procuradoria parisiense pediu sexta-feira que o partido francês de extrema-direita, Frente Nacional (FN), e dois dos seus funcionários voltem aos tribunais por suspeitas de fraude.

Frente Nacional sob ameaça de um processo por suspeitas de fraude
Notícias ao Minuto

10:55 - 23/07/16 por Lusa

Mundo França

Segundo fontes judiciais, o promotor solicitou que o partido Frente Nacional seja julgado por fraude e cumplicidade no uso indevido de verbas, relacionadas com as campanhas eleitorais para as presidenciais e eleições parlamentares de 2012.

A decisão sobre um possível julgamento está agora nas mãos dos juízes que investigam o processo.

As autoridades judiciais pretendem julgar sete pessoas, incluindo o tesoureiro da FN, Wallerand de Saint-Just, e um dos vice-presidentes do partido de Marine Le Pen, Jean-François Jalkh.

As suspeitas concentram-se na existência de um sistema criado nas eleições de 2012 para, através de um acordo financeiro complexo, desviar dinheiro público, tirando partido dos reembolsos do Estado sobre os custos das campanhas.

Desde o início do inquérito judicial, em 2014, que o partido de extrema-direita tem denunciado um esquema político para o enfraquecer.

A presidente da FN, Marine Le Pen, foi ouvida no início de janeiro como "testemunha".

A menos de um ano das próximas eleições presidenciais na França, todas as sondagens preveem uma qualificação da líder de extrema-direita para as eleições em maio de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório