Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Candidato mais votado "perdeu centenas de votos com recontagem"

O partido no poder em São Tomé e Príncipe considerou hoje que o candidato mais votado na primeira volta das presidenciais, realizada no passado domingo, que apoia, "perdeu centenas e centenas de votos com a recontagem dos votos".

Candidato mais votado "perdeu centenas de votos com recontagem"
Notícias ao Minuto

23:27 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Eleições

O candidato Evaristo de Carvalho "perdeu centenas e centenas de votos com a recontagem dos votos", disse Levy Nazaré, secretário-geral da Ação Democrática Independente (ADI) em conferência de imprensa.

"Na recontagem dos votos só a candidatura do Sr. Evaristo de Carvalho é que perdeu muitos votos, centenas e centenas de votos", salientou Levy Nazaré.

O secretário-geral da ADI reagia às declarações feitas hoje pelas candidaturas de Manuel Pinto da Costa, atual Presidente e recandidato ao cargo, e de Maria das Neves.

Segundo Levi Nazaré, "a candidatura que tem mais razões para muitas reclamações é a de Evaristo de Carvalho".

"Os resultados provisórios das eleições do dia 17 davam vitória logo na primeira volta ao Sr. Evaristo de Carvalho com mais de 50% dos votos. Mas porque eram dados provisório, na recontagem constatou-se que afinal os votos não eram suficientes. Logo pensamos que é essa candidatura que deveria fazer muitas reclamações, muito barulho sobre o que aconteceu", explicou.

No entanto, os responsáveis das candidaturas de Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho chegaram esta tarde a acordo sobre o posicionamento destes dois candidatos nos boletins de voto.

Manuel Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho que vão disputar a segunda volta das presidenciais a 07 de agosto, vão manter-se na mesma posição nos boletins de voto.

"As candidaturas do Sr. Evaristo Carvalho e do Sr. Pinto da Costa chegaram a acordo, dispensaram o sorteio e vão para a segunda volta das eleições nas mesmas posições do boletim anterior (primeira volta), o que significa que no boletim de voto fica o número um, o Sr. Pinto da Costa e o número dois, Evaristo de Carvalho", anunciou o secretário-geral do partido no poder em São Tomé e Príncipe.

O dirigente do ADI, que apoia a candidatura de Evaristo de Carvalho, sublinhou ainda que a decisão "já foi remetida ainda esta tarde ao Supremo Tribunal de Justiça".

Recorde-se, a candidatura de Manuel Pinto da Costa exigiu hoje a demissão da Comissão Eleitoral Nacional, senão recusará participar numa eventual segunda volta das eleições de domingo passado, nas quais ficou em segundo lugar.

Guilherme Pósser da Costa, diretor de campanha do também atual Presidente de São Tomé e Príncipe leu aos jornalistas um comunicado em que se considera "não haver condições objetivas e subjetivas" para ir à segunda volta com o candidato mais votado, Evaristo Carvalho, porque se passaram "uma série de ilícitos punidos pela lei eleitoral"

Por isso, afirmou Guilherme Posser da Costa, exige-se "a destituição da atual comissão eleitoral", que está a "prestar um muito mau serviço à nação".

Só assim, considera a candidatura de Pinto da Costa, é que estarão "restabelecidas todas as condições legais que garantam que as eleições sejam verdadeiramente livres, justas e transparentes".

Contudo, Levi Nazaré disse que a ADI reafirma confiança na Comissão Eleitoral.

"Nós confiamos nas nossas instituições, reconhecemos que nem tudo é perfeito, mas confiamos. Estamos prontos para ir a esse embate e deixar que o povo é quem decide", disse.

Um edital do Supremo Tribunal de Justiça, que exerce também as funções de Tribunal Constitucional, tornou público que Manuel Pinto da Costa e Evaristo de carvalho são "os candidatos às eleições presidenciais, provisoriamente admitidos como os mais votados ao segundo sufrágio".

O edital foi publicado sem que houvesse a divulgação oficial dos resultados definitivos pelo Tribunal Constitucional.

Os resultados provisórios anunciados no dia das eleições apontavam para uma vitória à primeira volta do candidato apoiado pelo governo, Evaristo Carvalho, com 50,1% dos votos, contra 24,8% do recandidato ao cargo Manuel Pinto da Costa e 24,1% de Maria das Neves (apoiada pelos partidos da oposição parlamentar).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório