Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Venezuelanos vão para Colombia para fugir à crise económica

A crise económica na Venezuela resultou numa vaga de deslocações para a Colombia, movimento de alguma dimensão, mas ainda ignorado, e muitas mais pessoas podem estar a caminho, disse hoje um responsável da ONU para os refugiados.

Venezuelanos vão para Colombia para fugir à crise económica
Notícias ao Minuto

20:53 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Migrações

"É uma chegada silenciosa de muitas pessoas que estão a atravessar a fronteira e a ficar ilegalmente no lado colombiano", referiu Martin Gottwald, o representante da agência para os refugiados das Nações Unidas, na Colombia.

Não estão disponíveis dados oficiais, mas o número de venezuelanos a dirigir-se para a Colombia já é "muito grande" e este país deveria preparar-se para mais, defendeu o responsável, em declarações à agência de notícias francesa AFP.

"A avalanche vai provavelmente aumentar, com ou sem reabertura da fronteira", referiu.

O presidente da Venezuela Nicolas Maduro encerrou as fronteiras em agosto de 2015, depois de um ataque a uma patrulha, tendo culpado os paramilitares da Colombia.

As fronteiras foram temporariamente reabertas no último fim de semana para permitir aos venezuelanos abastecer-se de alimentos, medicamentos e outros produtos básicos, perante a sua escassez na Venezuela.

Martin Gottwald acrescentou que um elevado número de venezuelanos que entram na Colombia provavelmente nunca mais regressam ao seu país.

"Se considerarmos que 100 mil pessoas atravessaram a fronteira para abastecer-se, no fim de semana, e uma percentagem mínima, por exemplo 10%, ficam (na Colombia), já estamos a falar de números elevados", referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório