Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Zika encontrado ativo em sémen contaminado, 93 dias após contágio

O vírus Zika foi encontrado ativo numa análise de sémen, 93 dias depois do início dos sintomas, segundo um novo relatório de especialistas em saúde de Toulouse, França.

Zika encontrado ativo em sémen contaminado, 93 dias após contágio
Notícias ao Minuto

20:02 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Vírus

O sémen infetado com o vírus pertence a um francês de 27 anos que, em março, sentiu sintomas da infeção contraída na Tailândia nos meses de outubro e novembro.

O caso foi reportado, esta semana, no jornal médico The Lancet.

O recorde anterior da sobrevivência do vírus em sémen foi de 62 dias ,depois do começo dos sintomas.

Este novo caso destaca que as pessoas que retornam a áreas onde o Zika não é endémico, como a Tailândia, podem também ser infetadas, segundo o relatório.

O vírus é transmitido através de picadas de mosquitos infetados, relações sexuais e através da placenta que atinge o feto.

A possibilidade da presença "prolongada" do vírus deve estar na mente das pessoas que planeiam ter filhos, refere o relatório.

O Zika encontra-se relacionado com a doença microcefalia - um encolhimento do cérebro e do crânio - em bebés e, em casos raros, pode potenciar problemas neurológicos fatais em adultos.

A existência do período de seis meses para monitorizar a sobrevivência do vírus em pessoas infetadas "deve ser expandido para pacientes que retornam de áreas não-epidémicas", escreveram os especialistas em saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório