Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Oito militares turcos refugiados na Grécia transferidos para Atenas

Os oito militares turcos refugiados no norte da Grécia desde o fracassado golpe de Estado e onde foram julgados, foram hoje transferidos para Atenas onde o seu pedido de asilo será examinado, indicou fonte policial.

Oito militares turcos refugiados na Grécia transferidos para Atenas
Notícias ao Minuto

18:22 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Turquia

"Chegaram a Atenas esta manhã", indicou a mesma fonte, sem referir o local para onde foram enviados sob detenção. "Suponho [que estão em Atenas] porque o seu pedido de asilo será examinado aqui", acrescentou o mesmo responsável.

Os oito homens -- dois comandantes, quatro capitães e dois sargentos -- pediram asilo à Grécia após a aterragem do seu helicóptero Black Hawk em Alexandroupoli (nordeste da Grécia, perto da fronteira) na manhã de sábado.

Foram autorizados a aterrar após o envio de um sinal de alarme às autoridades gregas, e afirmam que não terão um processo justo na Turquia.

Uma primeira decisão sobre o seu pedido de asilo é aguardada para o início de agosto.

Na quinta-feira, o tribunal de Alexandroupoli condenou-os a dois anos de prisão com pena suspensa por entrada ilegal no território grego. O tribunal considerou o facto de os militares, que negam ter participado na abortada tentativa de golpe, referirem que se sentiram ameaçados.

Um deles indicou no tribunal que não pretende regressar à Turquia devido às detenções "cegas" que ocorrem no país.

Este caso ameaça agravar as já delicadas relações entre Atenas e Ancara, dois aliados na NATO, e após as autoridades turcas terem designado os oito homens de "terroristas".

O embaixador da Turquia em Atenas advertiu esta semana que o seu não reenvio "não ajudará" às relações entre a Grécia e a Turquia, sublinhado por diversas ocasiões na conferência de imprensa que a opinião pública turca segue este caso com particular interesse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório