Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

França vai fornecer artilharia ao exército iraquiano

A França vai fornecer ao Iraque artilharia para apoiar o combate com o grupo extremista Estado Islâmico (EI), anunciou hoje o Presidente François Hollande.

França vai fornecer artilharia ao exército iraquiano
Notícias ao Minuto

15:05 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Hollande

"Esta manhã, no conselho de Defesa, tomei a decisão - no âmbito da coligação anti-EI, de pôr à disposição das forças iraquianas meios de artilharia. Estes meios estarão no local no próximo mês", declarou Hollande no palácio do Eliseu, após o fim do quarto conselho de Defesa desde o atentado de Nice de 14 de julho, que causou 84 mortos.

O gabinete do Presidente precisou que "algumas baterias de artilharia vão ser postas à disposição" do exército iraquiano, com "conselheiros para a sua utilização", mas "não haverá efetivos de contacto".

O chefe de Estado também confirmou o destacamento do porta-aviões 'Charles de Gaulle' na região "no final do mês de setembro", o que "vai permitir intensificar os ataques contra os grupos terroristas na Síria e no Iraque com os aparelhos 'Rafale'"

"Não se trata de mudar a natureza da nossa intervenção, apoiamos os nossos aliados no Iraque e na Síria, mas não vamos destacar tropas de infantaria", insistiu Hollande.

"Temos conselhos a dar, formações a fazer, mas não serão os nossos soldados a fazer a guerra no solo na Síria e no Iraque", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório