Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Nice: Presidente francês reafirma apoio ao ministro do Interior

O Presidente francês, François Hollande, afirmou hoje que mantém a confiança no ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, que tem sido criticado devido à insuficiência de meios de segurança para impedir o ataque em Nice.

Nice: Presidente francês reafirma apoio ao ministro do Interior
Notícias ao Minuto

14:45 - 22/07/16 por Lusa

Mundo Ataque

"Tem toda a minha confiança", declarou François Hollande, referindo-se a Cazeneuve, no Conselho de Defesa e Segurança, em que prometeu "toda a verdade" e "transparência" sobre as circunstâncias do atentado em Nice a 14 de julho, ocasião em que o ministro teve responsabilidade nas medidas de segurança tomadas.

O Conselho reuniu-se hoje pela quarta vez desde o atentado da semana passada, em que um homem lançou o camião contra uma multidão, matando 84 pessoas e ferindo cerca de 350.

Bernard Cazeneuve não esteve presente na reunião devido a uma homenagem em Nice a um oficial da polícia que estava em licença e que foi morto no ataque.

Desde o início da semana, o ministro socialista tem sido alvo de duras críticas da oposição, relacionadas com a insuficiência de medidas de segurança no Passeio dos Ingleses em Nice, onde milhares se juntaram para assistir ao fogo de artifício na noite de 14 de julho, dia nacional da França.

Logo no dia a seguir ao ataque, a líder do partido de extrema direita Frente Nacional pôs fortemente em causa a gestão do ministro do Interior e pediu a sua demissão.

O partido comunista francês enviou uma nota à agência noticiosa France Presse (AFP) em que considera que o primeiro-ministro, Manuel Valls, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, já não estão "em condições de permitir um debate democrático indispensável sobre os meios de segurança interna face ao terrorismo".

Na homenagem da última segunda-feira, último dia dos três de luto nacional que o Estado francês decretou, o primeiro-ministro foi vaiado à chegada a Nice e recebido com pedidos de demissão lançados entre os milhares de pessoas que estavam presentes no Passeio dos Ingleses.

Na noite de 14 de julho, um camião avançou durante dois quilómetros sobre uma multidão na Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), em Nice, que estava a assistir ao fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou o Governo.

O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas consideraram estar-se perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

O grupo extremista Estado Islâmico reclamou no sábado a autoria do atentado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório