Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Milhares de turcos marcharam sobre o Bósforo em apoio a Erdogan

Vários milhares de turcos marcharam hoje sobre a ponte sobre o Estreito do Bósforo, em Istambul, para expressar apoio ao Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e protestar contra a tentativa de golpe que ocorreu na sexta-feira no país.

Milhares de turcos marcharam sobre o Bósforo em apoio a Erdogan
Notícias ao Minuto

23:36 - 21/07/16 por Lusa

Mundo Turquia

Munida de tochas e bandeiras, a multidão compacta gritava o nome do Presidente Erdogan, empunhando cartazes que diziam: "Nós velamos pela pátria" ou ainda "Eles (golpistas) tinham previsto tudo, menos o destino".

O tráfego foi interrompido entre às 19:00 GMT (20:00 em Lisboa) e um forte esquema de segurança foi colocado em marcha, de acordo com um jornalista da agência francesa AFP no local.

Esta ponte, que liga o lado asiático da Turquia com o lado europeu em Istambul, foi palco de acontecimentos importantes na noite de 15 para 16 de julho, no início da tentativa de golpe, quando tanques bloquearam o tráfego e dispararam contra a multidão.

No sábado, pela manhã, dezenas de soldados que se encontravam na ponte renderam-se, um sinal do fracasso da tentativa de golpe.

"Esta ponte é um símbolo hoje", declarou à AFP Esra, de 27 anos, que participava da marcha.

"Alguns tanques e soldados não serão suficientes para nos deter", acrescentou.

O Presidente Erdogan apelou hoje aos turcos que continuem mobilizados nas ruas, afirmando que "os proprietários dos lugares públicos não são os tanques. A proprietária é a nação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório