Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Espanha pede explicações a Londres após colisão de submarino nuclear

Espanha pediu hoje a Londres explicações urgentes depois da colisão de um submarino nuclear com um navio na costa de Gibraltar, forçando-o a atracar no território disputado por espanhóis e britânicos.

Espanha pede explicações a Londres após colisão de submarino nuclear
Notícias ao Minuto

17:09 - 21/07/16 por Lusa

Mundo Gibraltar

O incidente lançou preocupações ambientais, bem como a possibilidade de haver outro desacordo diplomático entre Londres e Madrid, que quer Gibraltar de volta séculos depois de o rochedo ter sido cedido à Grã-Bretanha, em 1713.

O submarino HMS Ambush estava submergido e realizava um exercício de treino quando colidiu com um navio de mercadorias na tarde de quarta-feira, destruindo a parte da frente da torre de comando e forçando-o a atracar para verificações no território ultramarino britânico no sul de Espanha conhecido como 'rochedo de Gibraltar'.

"O ministro pediu à embaixada britânica em Madrid explicações urgentes sobre a extensão dos estragos e toda a informação relevante relacionada com as circunstâncias deste incidente", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol num comunicado.

A marinha britânica tentou acalmar os receios na quarta-feira dizendo que "não havia preocupações de segurança", uma vez que a colisão não tinha feito estragos na parte nuclear do HMS Ambush, para além de que as indicações iniciais sugeriam que o navio não tinha sido danificado.

O ministro de Gibraltar, Fabian Picardo, apontou que o território "sempre teve um papel de anfitrião de submarinos nucleares, algo que o governo saúda, uma vez que ajuda a demonstrar a importância estratégica do Reino Unido e da Marinha Real em particular", concluiu.

Hoje, António Muñoz, um porta-voz do grupo de ambientalistas 'Ecologistas em Ação', apelou a que haja mais informação sobre o incidente.

"Nós não temos nenhum tipo de relatório para ver se houve alguma fuga radioativa", disse.

"Nós não sabemos exatamente onde é que a colisão aconteceu, onde é que o outro navio está, se o navio que colidiu com o submarino era um cargueiro, se era um petroleiro... Nós não sabemos se houve alguma fuga do navio", continuou.

O incidente reavivou memórias de outro episódio com um submarino no início do século, quando o britânico HMS Tireless foi forçado a atracar em Gibraltar para reparações por quase um ano depois de ter sido descoberta uma fenda num tubo de refrigeração perto no reator nuclear.

A sua presença causou escândalo em Gibraltar e no sul de Espanha - com as pessoas a fazer protestos contínuos - e tensão entre Londres e Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório