Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ministério Público vai recorrer da condenação de Oscar Pistorius

O Ministério Público sul-africano anunciou hoje que vai recorrer da condenação a seis anos de prisão do velocista paralímpico Oscar Pistorius pela morte da sua namorada, considerando que a pena é "escandalosamente demasiado clemente".

Ministério Público vai recorrer da condenação de Oscar Pistorius
Notícias ao Minuto

12:43 - 21/07/16 por Lusa

Mundo África do Sul

O Ministério Público (MP) divulgou um comunicado em que declara "ter estudado com atenção" o julgamento e ter decidido recorrer. Esta condenação é "escandalosamente demasiado clemente e, consequentemente, conduz a uma injustiça", considerou a acusação no texto, citado pela agência France Presse.

A pena é "desproporcionada em relação ao crime cometido", acrescenta o MP, na medida em que, na África do Sul, o homicídio é um crime que pode ser punido com pelo menos 15 anos de prisão.

Esta condenação "tem o poder de desacreditar a administração judicial", considera ainda o MP.

Na conclusão do julgamento de Pistorius, no passado dia 06 de julho, a juíza Thokozile Masipa considerou que "as circunstâncias atenuantes são mais fortes do que os fatores agravantes" e justificavam "não impor a pena tabelada de 15 anos pelo homicídio".

A juíza sublinhou nomeadamente a "vulnerabilidade" de Oscar Pistorius, que no momento do drama estava sobre os seus cotos, as tentativas vãs de reanimar a companheira, Reeva Steenkamp, e de em seguida pedir perdão à sua família.

Na noite de 13 para 14 ed fevereiro de 2013, o campeão paralímpico de velocidade, amputado das duas pernas, abateu em sua casa em Pretoria, a namorada, que estava fechada numa casa de banho.

Oscar Pistorius afirmou sempre estar inocente, alegando ter disparado por engano ao julgar que um assaltante se tinha introduzido em casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório