Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

ISIS aproveita-se de ataques individuais para reforçar imagem

Especialistas em terrorismo consideram que o grupo Estado Islâmico (EI) não organizou os recentes ataques na Europa, mas fez as reivindicações para reforçar a sua imagem.

ISIS aproveita-se de ataques individuais para reforçar imagem
Notícias ao Minuto

12:13 - 21/07/16 por Lusa

Mundo Especialista

O atentado com um camião de há uma semana em Nice, França, ou ataque com um machado num comboio na Alemanha "ajudam a criar um clima de medo e reforçam a ideia de que o EI continua uma força poderosa, apesar de perdas territoriais" no Iraque e na Síria, disse à agência noticiosa francesa France Presse (AFP) Aymenn al-Tamimi, especialista sobre o 'jihadismo' do grupo de reflexão Middle East Forum.

"A maneira como o EI reivindicou estes ataques sugere a ausência de implicação operacional direta", afirmou al-Tamimi.

Um dos órgãos de propaganda do grupo terrorista, a agência Amaq, alegou que o ataque na Alemanha foi realizado "em resposta a apelos para atacar países da coligação" que lutam contra o EI.

A linguagem é muito semelhante à da reivindicação do massacre de Nice, no dia 14 de julho, cometido por um tunisino de 31 anos, que investiu com um camião contra uma multidão que assistia ao fogo de artifício do dia da França.

O EI identifica os autores dos ataques como "soldados do califado", sem revelar a ligação que tinham com o grupo terrorista.

Os ataques recentes na França e na Alemanha correspondem aos apelos lançados em 2014 pelo "porta-voz" do EI, o sírio Abou Mohammed al-Adnani, a passar à ação nos países de origem e utilizando qualquer tipo de arma disponível, para causar o maior número de mortes.

Will McCants, um especialista de movimentos 'jihadistas', da Brookings Institution de Washington, diz que os ataques individuais "criam uma paranóia maior que os atentados diretamente planificados, porque o autor pode ser qualquer pessoa".

O grupo terrorista não pára de inundar as redes sociais com propaganda como fotografias, textos e vídeos.

Segundo Aymenn al-Tamimi, a estratégia virtual é vantajosa para o EI, porque os ataques não precisam de uma longa planificação, são menos custosos e demonstram grande eficácia.

Já para as autoridades, os ataques individuais "são mais difíceis de evitar, porque são mais imprevisíveis", sublinha.

O procurador de Paris, François Molins, diz que a propaganda 'online' é eficaz porque se direciona a "personalidades perturbadas ou indivíduos fascinados pela ultra-violência".

Na Alemanha, o ministro do Interior declarou que o ataque provocado por um refugiado afegão de 17 anos, na passada segunda-feira, pode ser um caso em que "a loucura se liga ao terrorismo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório