Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

EUA reafirmam apoio ao regime do Presidente turco

Os Estados Unidos condenam a tentativa de golpe de Estado na Turquia e apoiam o regime do Presidente Recep Tayyip Erdogan, reafirmou hoje o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

EUA reafirmam apoio ao regime do Presidente turco
Notícias ao Minuto

20:48 - 20/07/16 por Lusa

Mundo John Kerry

"Apoiamos a eliminação pelo Governo do golpe de Estado fracassado na sexta-feira", disse John Kerry, quando questionado sobre as dezenas de milhares de pessoas presas, destituídas ou suspensas de funções na Turquia.

Nas declarações aos jornalistas, John Kerry sublinhou que os Estados Unidos apoiam o "Governo democrático", recusando-se a comentar diretamente a purga nacional que afeta vários setores da sociedade turca, incluindo órgãos de comunicação social e universidades.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos advertiu, contudo, que é importante que a "resposta ao golpe respeite completamente a democracia".

A purga realizada pelo regime de Erdogan visa também Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos desde 1999, que é acusado de ter instigado o golpe.

A Turquia exigiu a extradição aos Estados Unidos, mas John Kerry reafirmou que a sua administração precisa de "evidências" sobre a sua eventual participação, salientando que as autoridades norte-americanas têm "requisitos de extradição rigorosos".

Ancara e Washington são aliados históricos no seio da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e "parceiros" e "amigos" na luta internacional contra grupos extremistas no Iraque e na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório