Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Assembleia nacional francesa aprova extensão de estado de emergência

A Assembleia nacional francesa aprovou esta noite o prolongamento por mais seis meses do estado de emergência em vigor em França, cinco dias depois do atentado que provocou 84 mortos em Nice.

Assembleia nacional francesa aprova extensão de estado de emergência
Notícias ao Minuto

03:25 - 20/07/16 por Lusa

Mundo Nice/Atentado

O artigo do projeto de lei do prolongamento do estado de emergência que coloca a sua duração em seis meses, ou seja, até ao fim de janeiro de 2017, foi adotado por voto de braço no ar pelos deputados. O texto deve agora passar ao Senado onde será debatido durante o dia de hoje.

Na quinta-feira à noite, um franco-tunisino avançou um camião frigorífico, durante dois quilómetros, contra a multidão que assistia ao fogo-de-artifício do 14 de julho, feriado nacional, na avenida marginal Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), em Nice.

As intenções do autor do ataque, que fez 84 mortos, 74 adultos e dez crianças, e cerca de 300 feridos, ainda estão por determinar. Pelo menos um cidadão português ficou ferido no ataque, confirmou o Governo de Portugal.

O condutor do camião, identificado como Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas consideraram estar-se perante um atentado e o Presidente da França, François Hollande, já tinha anunciado o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

O grupo extremista Estado Islâmico reclamou a autoria do atentado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório