Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Autor do ataque de Nice ter-se-á radicalizado sozinho

Mohamed Lahouaiej Bouhlel procurou informações e propaganda sobre ataques do Estado Islâmico na 'dark web'.

Autor do ataque de Nice ter-se-á radicalizado sozinho
Notícias ao Minuto

16:39 - 18/07/16 por João Oliveira

Mundo Procurador

Apesar de o Estado Islâmico ter reivindicado o ataque em Nice e classificado Mohamed Lahouaiej Bouhlel (o autor do ataque) como um dos seus “soldados”, ainda não há indícios que comprovem a ligação entre o grupo e o homem que matou 84 pessoas.

O procurador responsável pela investigação do ataque da passada semana, François Mollins, deu informações que apontam para um homem auto-didata no que diz respeito ao terrorismo, afirmando que este tinha "um interesse claro e recente pelo movimento radical islâmico". O tunisino procurou propaganda e detalhes sobre os ataques do Estado Islâmico.

No computador de Bouhlel foram encontradas imagens violentas "relacionadas com o Islão radical", além de "pesquisas quase diárias sobre suratas do Alcorão [secções de versículos] e cânticos religiosos usados pelo [grupo extremista Estado Islâmico] EI como ferramenta de propaganda", indicou Mollins.

Bouhlel esteve na marginal em várias ocasiões e tirou várias fotografias no dia do ataque, acrescentou o procurador, indicando que o camião foi reservado no dia 04 de julho.

A Associated Press refere que no seu computador foram feitas, recorrendo à 'dark web', inúmeras pesquisas relacionadas com o ataque na discoteca Pulse, no estado norte-americano de Orlando. Estes indícios apontam, por isso, para uma radicalização autónoma, sem influência de jihadistas recrutados pelo grupo extremista.

Recorde-se que, além dos 84 mortos, o ataque em Nice com um camião TIR a conduzir a alta velocidade por mais de 2 quilómetros deixou mais 59 pessoas feridas, 29 das quais entre a vida e a morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório