Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Um golpe planeado? A luta contra Erdogan que o tornou mais forte

Erdogan parece estar mais forte depois do golpe que visava, supostamente, a sua queda do governo.

Um golpe planeado? A luta contra Erdogan que o tornou mais forte
Notícias ao Minuto

09:44 - 17/07/16 por Andrea Pinto

Mundo Turquia

Tudo começou de forma inesperada, deixando o mundo de boca aberta, e levando muitos a pensar que poderia estar para breve o fim de Erdogan no 'trono' turco.

Um golpe militar que correu o mundo na noite de sexta-feira, mas que acabaria por chegar ao fim, sem que os militares conseguissem alcançar o seu objetivo. Uma videochamada de Erdogan, em que apelava aos populares para que saíssem à rua em sua defesa, foi o suficiente para que o presidente turco visse o seu lugar resguardado.

Agora, dois dias depois do Golpe de Estado falhado que abalou a Turquia, muito se questiona sobre o que pode mudar no país e em cima da mesa é posta também a possibilidade de este ataque ter sido, afinal, planeado.

Determinado em perseguir os responsáveis, Erdogan diz não ter dúvidas de quem é o motivador da revolta militar e , ‘aponta baterias' a Fethullah Gülen, um clérigo islâmico, dissidente do regime, que se encontra exilado nos Estados Unidos. O responsável do governo turco quer vingar-se e exige aos Estados Unidos que procedam à extradição daquele que considera ser a mente por trás da fação que tentou tomar o poder.

Mas a sua vingança contempla ainda muito mais. Erdogan quer proceder a alterações no exército e eliminar todos os 'traidores'. Muitos pedem a morte desses mesmos militares. O pedido coloca sob a mesa a possibilidade do país voltar a aprovar a pena de morte no país.

A pena de morte foi abolida na Turquia em 2004, precisamente com Erdogan no poder. Mas perante o apoio reforçado, o presidente respondeu à multidão que “essas exigências poderão ser discutidas no parlamento”.

Se o conseguirá, não é certo, mas a verdade é que a voz de Erdogan parece ter ganho ainda mais força após o golpe. Prova disso são as muitas pessoas que ontem saíram à rua em Istambul para mostrar que estão do seu lado.

Esta popularização de Erdogan, e a estranheza de um golpe que parece ter sido muito mal preparado, está a levantar também várias questões. Muitas são as vozes que questionam se este não terá sido mesmo um golpe planeado... pelo próprio presidente.

Para já as questões são muitas, as respostas não são certas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório