Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

União Europeia apela a "rápido regresso à ordem constitucional"

A União Europeia (UE) apelou hoje a um "rápido regresso à ordem constitucional na Turquia", num comunicado do presidente do Conselho, Donald Tusk, do da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e da chefe da diplomacia, Federica Mogherini.

União Europeia apela a "rápido regresso à ordem constitucional"
Notícias ao Minuto

02:11 - 16/07/16 por Lusa

Mundo Turquia

"Continuamos a acompanhar de perto os desenvolvimentos em coordenação com os 28 estados-membros da UE" face à tentativa de golpe de Estado na Turquia, escreveram os dirigentes europeus, a partir da Mongólia, onde participam numa cimeira entre a UE e os países asiáticos.

"A Turquia é um parceiro-chave da União Europeia. A UE apoia completamente o Governo eleito democraticamente, as instituições do país e o Estado de Direito", diz a declaração conjunta.

Na sua conta na rede social Twitter, Federica Mogherini já tinha apelado à contenção e ao respeito para com as instituições democráticas.

Uma tentativa de golpe de Estado militar começou na sexta-feira na Turquia, havendo informações pouco precisas ainda, com muitas pessoas nas ruas, com bandeiras turcas, na sequência de um apelo nesse sentido feito pelo Presidente do país.

Dezassete polícias morreram numa explosão na sede das forças especiais em Ancara e várias pessoas foram feridas a tiro por soldados quando se manifestavam contra a tentativa de golpe.

Cerca de quatro horas depois das primeiras informações, os Serviço de Inteligência Turca (MIT) anunciaram que fracassou a tentativa de golpe de Estado, mas admitiu que ainda persistem algumas bolsas de resistência por parte dos militares.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse que alguns dos líderes do golpe de Estado já foram presos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório