Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico é o 'senhor Brexit'

Boris Johnson foi um dos principais partidários do Brexit.

Novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico é o 'senhor Brexit'

Crítico de Bruxelas e uma das figuras principais na campanha a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, Boris Johnson é novo responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros.

O antigo mayor de Londres acaba de ser escolhido para assumir a pasta no governo de Theresa May, a mulher que esta quarta-feira se tornou primeira-ministra britânica, na sequência da saída de David Cameron.

Cameron, recorde-se, foi a favor da realização do referendo mas, após ter dado 'luz verde' a esse mesmo referendo, acabou por fazer campanha pelo 'não'. No entanto, os ingleses acabaram por votar a favor do Brexit, o que precipitou o seu pedido de demissão.

Agora, com a nomeação de Boris Johnson para a pasta que lidará, precisamente com as relações com outros países, Theresa May é alvo das primeiras críticas. Isto quando, curiosamente, ela própria se manifestou contra o Brexit antes do referendo.

Será Theresa May a invocar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que permite a saída de um estado-membro da União Europeia. Boris Johnson será uma das figuras essenciais nas negociações que se seguem, entre Reino Unido e União Europeia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório