Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades italianas confirmam morte de 23 pessoas em acidente ferroviário

As autoridades italianas confirmaram hoje a morte de 23 pessoas na colisão entre dois comboios que circulavam na mesma linha em Apúlia (sul) e vão investigar se houve erro humano no desastre ocorrido na terça-feira.

Autoridades italianas confirmam morte de 23 pessoas em acidente ferroviário
Notícias ao Minuto

19:35 - 13/07/16 por Lusa

Mundo Colisão

O presidente da região da Apúlia, Michele Emiliano, disse a jornalistas que contrariamente a informação anterior, que estabelecia em 27 o número de mortos, são 23 as vítimas mortais do acidente e que não há desaparecidos.

O acidente ocorreu quando os dois comboios circulavam a velocidades entre 100 e 110 quilómetros por hora na mesma linha e num trajeto em curva, o que terá impedido os maquinistas de se aperceberem e poderem começar a travar

O ministro italiano das Infraestruturas e Transportes, Graziano Delrio, explicou à Câmara dos Deputados, em Roma, que foi criada uma comissão de inquérito para apurar eventuais responsabilidades pelo acidente.

Apesar das declarações de Michele Emiliano, a descoberta de partes de corpos na zona do desastre levou a imprensa a admitir que o número de mortos podia ser superior, até pela existência de relatos de pessoas que indicam que têm familiares desaparecidos depois do acidente.

O acidente deu-se na terça-feira pouco antes do meio dia. Hoje a Câmara debateu o estado das linhas ferroviárias e Delrio admitiu perante os deputados que o trecho de 37 quilômetros de via única, onde a tragédia ocorreu, tem um sistema de comunicação por telefone entre as estações que, basicamente, serve para impedir que mais de um comboio circule na mesma linha e em direção oposta.

O ministro disse que há 2.700 quilómetros de caminho-de-ferro de via única em todo o país, de um total de 3.000 de redes consideradas secundárias. A Itália tem uma rede de mais de 16 mil quilómetros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório