Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Juncker diz a May que quer iniciar em breve conversações para saída

O presidente da Comissão Europeia felicitou hoje a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, pela sua nomeação, apontando desde logo na sua missiva a vontade de iniciar o quanto antes o processo de negociações para a concretização do "Brexit".

Juncker diz a May que quer iniciar em breve conversações para saída
Notícias ao Minuto

18:37 - 13/07/16 por Lusa

Mundo Brexit

"O resultado do referendo no Reino Unido criou uma nova situação, à qual Reino Unido e União Europeia devem dar resposta em breve. Estou desejoso de trabalhar de forma estreita consigo e de conhecer as suas intenções relativamente a este assunto", escreve Jean-Claude Juncker na missiva hoje enviada a May, e divulgada na sua conta na rede social twitter.

Afirmando-se ciente que a nova primeira-ministra estará atualmente "bastante ocupada" com a sua missão de formar governo, Juncker diz ainda assim esperar ter a oportunidade de se reunirem "num futuro próximo".

A líder do partido Conservador britânico, Theresa May, foi hoje nomeada primeira-ministra pela rainha Isabel II, na sequência da demissão de David Cameron, provocada pela vitória da "saída" no referendo sobre a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia.

Jean-Claude Juncker tem insistentemente defendido a necessidade de um rápido processo de saída do Reino Unido da União Europeia, instando Londres a acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, de saída de um Estado-membro, de modo a formalizar o arranque do processo.

O presidente da Comissão tem advertido que não haverá qualquer negociações sobre as condições de saída antes de o governo britânico acionar o artigo 50, momento a partir do qual está previsto um período de dois anos para concluir as negociações e consumar a saída.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório