Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

O primeiro discurso da mulher que vai governar o Reino Unido

Theresa May é a nova primeira-ministra do Reino Unido

O primeiro discurso da mulher que vai governar o Reino Unido
Notícias ao Minuto

18:35 - 13/07/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Theresa May

Num discurso curto, orientado para a classe média, Theresa May discursou pela primeira vez esta quarta-feira à tarde, como primeira-ministra. O momento aconteceu às 18h, à porta do número 10 de Downing Street, após ter sido nomeada pela Rainha. Isabel II.

“Vim agora de Buckingham, onde a Rainha me pediu para formar um novo governo. E aceitei”, afirmou Theresa May, adiantando que irá seguir “as pisadas” de David Cameron, cujo “legado” elogiou, descrevendo-o como um “primeiro-ministro moderno”.

Entre as suas prioridades, a antiga ministra do Interior realçou que “não serão os ricos e privilegiados” mas sim a classe média e trabalhadora.

Theresa May assume o cargo após o ‘sim’ ao Brexit num referendo promovido pelo seu antecessor, David Cameron, que se demitiu na sequência da votação. Será Theresa May a negociar a saída e será ela a dar início oficial ao processo. Para o papel futuro do Reino Unido, Theresa May espera “papel positivo e arrojado”.

No seu discurso de abertura, a nova Chefe de Estado do governo britânico fez também referência ao “unionismo”, num discurso focado também na importância da união nacional.

No final do discurso, as câmaras filmaram a governante e o seu marido a entrarem no número 10 de Downing Street. É oficial, pela segunda vez na sua história, o Reino Unido é governado por uma mulher.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório