Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Antiga ministra burundesa morta a tiro em Bujumbura

A antiga ministra da Informação e porta-voz do Governo do Burundi Hafsa Mossi, foi hoje morta a tiro em Bujumbura por dois homens que dispararam a partir de um automóvel, indicou a polícia local.

Antiga ministra burundesa morta a tiro em Bujumbura
Notícias ao Minuto

13:57 - 13/07/16 por Lusa

Mundo Governo

Segundo Pierre Nkurikyie, porta-voz da polícia burundesa, Hafsa Mossi foi abatida às 10:30 locais (09:30 em Portugal) no bairro de Gihosha, na zona leste de Bujumbura, e o crime está já a ser investigado.

Hafsa Mossi, que exerceu cargos no Governo burundês entre 2005 e 2007, regressando ao executivo como ministra para os Assuntos da Comunidade dos Estados da África de Leste, desempenhava atualmente o cargo de deputada na Assembleia Legislativa Leste Africana, um parlamento regional.

Antiga jornalista da televisão burundesa (RTNB) e da cadeia de televisão britânica BBC, Hafsa Mossi, de cerca de 50 anos, era também dirigente do Conselho Nacional para a Defesa da Democracia - Forças para a Defesa da Democracia (CNDD-FDD), liderado pelo Presidente burundês, Pierre Nkurunziza.

A controversa decisão de Nkurunziza se candidatar, com êxito, a um terceiro mandato na presidência burundesa desencadeou em abril de 2015 uma nova crise política e militar no país, que já provocou mais de meio milhar de mortos e levou mais de 270.000 pessoas a abandonar o Burundi.

Vários altos dirigentes militares próximos do presidente têm sido assassinados desde o início da crise.

No entanto, Hafsa Mossi, que chegou a ser conselheira de Nkurunziza, estava há vários anos longe da ribalta política e foi a primeira alta dirigente política a ser assassinada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório