Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Sepultadas mais 127 vítimas do massacre de Srebrenica

Os restos de 127 vítimas identificadas de Srebrenica durante a guerra na Bósnia (1992-1995) foram hoje sepultados no centro comemorativo de Potocari, quando se celebra o 21.º aniversário do massacre de muçulmanos por tropas sérvias bósnias.

Sepultadas mais 127 vítimas do massacre de Srebrenica
Notícias ao Minuto

15:10 - 11/07/16 por Lusa

Mundo Bósnia

A cerimónia de sepultura coletiva decorreu no cemitério do monumento de acordo com o ritual islâmico. Entre os enterrados estão doze adolescentes, o menor com 14 anos quando foi assassinado. A vítima mais idosa tinha 77 anos, referiu a agência noticiosa Efe ao citar responsáveis locais.

Os 127 cadáveres, apenas 11 completos, hoje enterrados juntam-se às mais de 6.000 vítimas de Srebrenica sepultadas no mesmo local.

Milhares de pessoas concentraram-se no monumento de Potocari, nos arredores de Srebrenica, para prestar homenagem às vítimas do que é definido como o maior massacre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Na cerimónia estiveram presentes diversos responsáveis locais e estrangeiras, com destaque para o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, e o presidente do Mecanismo para tribunais penais internacionais da ONU, Theodor Meron.

"A memória é o dever sagrado de todas as pessoas de boa vontade", disse Meron, que destacou a importância de instâncias como o Tribunal penal internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ), para garantir "que triunfe a justiça e não o crime e a vingança".

Cavusoglu assegurou que o seu país "sente a dor que os irmãos bósnios sofreram há 21 anos".

O representante do Instituto bósnio de Pessoas Sesaparecidas, Amor Masovic, recordou que ainda se procuram os restos de 1.325 vítimas.

O TPIJ julgou vários indiciados pelos acontecimentos de Srebrenica, incluindo o ex-líder político dos sérvios bósnios, Radovan Karadzic, condenado em março a 40 anos de prisão.

O antigo líder militar dos sérvios bósnios, Ratko Mladic, está atualmente a ser processado pelo TPIJ.

Até ao momento, os tribunais bósnios condenaram 24 pessoas a um total de 448 anos de prisão pelos massacres de Srebrenica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório