Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Fábrica inaugurada no Brasil com apoio da cooperação portuguesa

Uma fábrica agroindustrial de farinha de mandioca vai ser inaugurada hoje no estado brasileiro do Maranhão no âmbito de um projeto de cooperação entre instituições portuguesas e brasileiras, anunciou o instituto Camões.

Fábrica inaugurada no Brasil com apoio da cooperação portuguesa
Notícias ao Minuto

13:53 - 30/06/16 por Lusa

Mundo Maranhão

De acordo com um comunicado do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua, a instalação agroindustrial de produção de farinha de mandioca, no município de Itapecuru-Mirim, está inserida no projeto "Ká Amubá - Promoção de Tecnologias de Economia Solidária em áreas de Quilombos, no Maranhão", promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ).

Este projeto, lançado em 2013 e que encerrará este ano, pretende promover o crescimento dos rendimentos familiares e melhorar as condições de salubridade das comunidades rurais quilombolas do Maranhão, apostando no reforço das atividades produtivas locais com base em princípios de economia solidária e inclusão social.

De acordo com o comunicado, um quilombo é "toda comunidade negra rural que agrupe descendentes de escravos, vivendo de cultura de subsistência e onde as manifestações culturais têm forte vínculo com o passado".

Esta intervenção foi reconhecida como uma boa prática no desenvolvimento de metodologias participativas pelo Governo do Maranhão, pela FAO e pelas Nações Unidas e beneficia do cofinanciamento da União Europeia e do instituto Camões, refere a nota.

Trata-se da continuação do "Projeto de Apoio a Comunidades no Brasil: Iniciativas Inovadoras de Desenvolvimento Sustentável" (2004-2009) e do projeto "O percurso dos Quilombos. De África para Brasil e o Regresso às Origens" (2009-2012), também cofinanciados pela UE e pela Cooperação Portuguesa.

De acordo com o IMVF, projeto "Ká Amubá - Promoção de Tecnologias de Economia Solidária em áreas de Quilombos, no Maranhão" vai receber, hoje e sexta-feira, a visita do embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, que participará também na inauguração da fábrica agroindustrial de mandioca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório