Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Istambul. O que se sabe horas depois do mortífero ataque terrorista

Apesar de a informação ainda não ter sido confirmada, fontes oficiais turcas acreditam que o ataque terá sido levado a cabo pelo Estado Islâmico.

Istambul. O que se sabe horas depois do mortífero ataque terrorista
Notícias ao Minuto

09:40 - 29/06/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Turquia

Cerca das 22h00, perto das 20h00 em Lisboa, a Turquia sofreu o atentado terrorista mais mortífero deste ano na cidade de Istambul, depois de outros três que já atingiram aquela cidade em 2016.

Esta terça-feira, o aeroporto de Ataturk foi alvo de um triplo atentado suicida – levado a cabo por tês kamizakes - e fontes oficiais acreditam que será da autoria do Estado Islâmico, apesar de até ao momento esta informação ainda não ter sido confirmada.

As duas explosões no interior do aeroporto – mais precisamente à entrada do terminal internacional, na zona de raio-X - e um tiroteio no parque de estacionamento causaram 36 mortes e um último balanço oficial, feito pelo ministro da Justiça turco, indicava que há pelo menos 147 feridos. 

Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte oficial do Governo português afirmou ainda estar a averiguar se existem ou não portugueses entre as vítimas, mas até ao momento ainda não existe qualquer registo.

Um pouco por todo o mundo já foram várias as personalidades que manifestaram apoio à Turquia. O presidente francês François Hollande considerou o ataque um “ato abominável” e afirmou ser “preciso garantir que se possa saber quem foram os autores para, em conjunto”, fazer-se tudo “o que é possível contra o terrorismo”.

Também o secretário-geral da ONU manifestou o seu “profundo pesar e condolências” aos familiares das vítimas, assim como ao governo e povo da Turquia, e dos Estados Unidos surgiu uma reação que condena os ataques "abomináveis" e oferece apoio a Ancara.

Marcelo Rebelo de Sousa, por sua vez, condenou "veementemente o terrível atentado" no aeroporto de Istambul, considerando-o como "mais uma inaceitável demonstração da barbárie dos que recusam a paz".

Saliente-se ainda que para todos aqueles que estiveram presentes ontem no aeroporto, o Facebook ativou a função de ‘Safety Check’, que permite saber se as pessoas estão seguras ou não.

Até às 8h00 de hoje, quarta-feira, o Ministério do Interior turco cancelou todos os voos para este aeroporto, mas de momento já voltou a operar, ainda que sejam poucos os voos previstos. O aeroporto em causa é o mais movimentado da Turquia e dos mais frequentados no mundo inteiro.

Como referimos anteriormente, há pouco tempo a Turquia registou outros três atentados, sendo que dois foram atribuídos ao grupo extremista do Estado Islâmico e outro foi reivindicado por um grupo curdo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório