Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades de Istambul proíbem marcha gay por razões de segurança

As autoridades de Istambul anunciaram hoje que não autorizarão este ano a marcha gay prevista para o final do mês na maior cidade da Turquia para "manter a segurança e a ordem pública".

Autoridades de Istambul proíbem marcha gay por razões de segurança
Notícias ao Minuto

15:21 - 17/06/16 por Lusa

Mundo Ramadão

A administração local indica num comunicado ter tido conhecimento do projeto de realizar a marcha a 26 de junho, em pleno Ramadão, apelando aos cidadãos para respeitarem os avisos das forças de segurança.

A tradicional "marcha do orgulho gay" de Istambul já se realizou 12 vezes, nela participando milhares de pessoas em defesa dos direitos das minorias LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros). É a mais importante do género num país muçulmano do Médio Oriente.

Ao contrário do habitual, o ano passado a polícia utilizou balas de borracha, gás lacrimogéneo e canhões de água contra os participantes, mesmo antes do desfile começar, para obrigar a multidão a dispersar.

A Turquia tem sido palco desde o início do ano de uma série de atentados, um dos quais, atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico, ocorreu na grande rua comercial da cidade, a Istiklal, no percurso do desfile gay.

Por outro lado, um grupo de ultranacionalistas turcos pediu no início da semana às autoridades para cancelarem a iniciativa, alertando que se encarregariam de a impedir se o seu apelo não tivesse resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório