Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Orlando: FBI tinha interrogado Omar por duas vezes nos últimos anos

Omar Mateen, o homem responsável pelo ataque terrorista de Orlando, nos Estados Unidos, estaria no ‘radar’ do FBI.

Orlando: FBI tinha interrogado Omar por duas vezes nos últimos anos
Notícias ao Minuto

20:46 - 12/06/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Massacre

Omar Mateen, norte-americano de 29 anos e filho de pais afegãos, é o homem identificado como autor do ataque à discoteca Pulse, no Orlando, onde pelo menos 50 pessoas morreram e outras 53 ficaram feridas. Mas o seu nome já era conhecido há alguns anos no FBI.

Conta a BBC que Omar foi entrevistado pelo FBI por duas vezes. A primeira em 2013 e a segunda em 2014. Um porta-voz do FBI confirmou também que Omar adquiriu armas recentemente.

Questionado sobre como é que Omar pôde adquirir armas quando já estava no ‘radar’ do FBI de ligações terroristas, o porta-voz do FBI explicou que ambas as investigações em que Omar se viu envolvido tinham sido encerradas. As armas, saliente-se, foram adquiridas legalmente.

Em 2013, o FBI falou com Omar na sequência de “comentários inflamados” que terá dito a um colega e que terão despertado a atenção das autoridades. Em 2014, o seu nome surgiu associado a Moner Abu Salha, homem que veio a ser apontado como o primeiro bombista suicida norte-americano – que se terá suicidado num ataque bombista na Síria, em 2014, ao serviço da Al-Qaida. Ambas as investigações não resultaram em nada por falta de provas.

Omar acabou por ser abatido durante o ataque da última madrugada. Antes, segundo a imprensa norte-americana, terá ligado para o número de emergência 911 a jurar lealdade ao Estado Islâmico. A agência de notícias ligada ao Estado Islâmico, Amaq, confirmou entretanto que Omar Mateen era lutador do Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório