Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Coreia do Norte realiza no fim do mês rara sessão parlamentar

A Coreia do Norte anunciou hoje que vai realizar uma rara sessão parlamentar no final do mês, altura em que pode vir a conferir um novo título ao líder Kim Jong-Un.

Coreia do Norte realiza no fim do mês rara sessão parlamentar
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/06/16 por Lusa

Mundo Kim Jong-un

"A quarta sessão da 13.ª SPA [Assembleia Popular Suprema] vai realizar-se em Pyongyang a 29 de junho", informou a agência oficial norte-coreana KCNA.

Como costuma ser prática, não foram facultados mais detalhes, como a agenda da sessão plenária.

A Assembleia Popular Suprema reúne-se apenas uma ou duas vezes por ano, maioritariamente para sessões de um dia para 'carimbar' orçamentos ou outras decisões tomadas pelo partido único.

No congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia, no mês passado, o primeiro do tipo em mais de 35 anos, Kim Jong-Un foi eleito presidente do partido.

A sessão parlamentar também pode resultar na atribuição a Kim de um novo título para substituir o atual de "primeiro presidente" da poderosa Comissão Nacional de Defesa (NDC).

Kim Jong-Un ficou com esse estranho título por o seu pai, que o antecedeu como líder da Coreia da Norte, Kim Jong-Il, ter sido nomeado presidente permanente da NDC.

"Na sessão parlamentar, o Norte pode surgir com um novo órgão de estado, por exemplo, um conselho nacional supremo, e fazer de Kim o seu líder", disse o professor Yang Moo-Jin da Universidade de Estudos Norte-Coreanos à agência AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório