Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ursa salva de tortura aprendeu a nadar e não quer outra coisa

Animal esteve preso a uma vestimenta que os defensores dos animais descrevem como sendo de tortura.

Notícias ao Minuto

11:24 - 04/06/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo China

César é uma ursa que durante anos viveu enjaulada e acorrentada sem poder correr ou até mesmo sem poder ver a luz do sol.  

Os donos de uma quinta localizada na China que a mantinham assim em cativeiro colocaram uma espécie de cinto à volta do corpo do animal com o objetivo de recolher a sua bílis, pois naquele país asiático o fluído produzido pelo fígado que se armazena na vesícula biliar é usado em tratamentos de medicina tradicional. 

O cinto, como se vê nas imagens partilhadas pela Animals Asia, uma associação de defesa dos animais, era um verdadeiro elemento de tortura, pois fazia com que a ferida no lombo de César nunca fechasse e, assim, os seus captores tinham sempre oportunidade de recolher a bílis do animal. 

Mas em 2004 a sorte desta ursa mudou. A Animals Asia resgatou-a do cativeiro onde se encontrava debilitada e frustrada. 

Doze anos depois de ser salva, César está um animal diferente. A ursa é feliz, entroncada e tem um pelo “majestoso”. O animal já recuperou de todas as cicatrizes e pesa agora uns volumosos 271 quilogramas, revela a Animals Asia. 

“Ela passou os últimos 12 anos feliz com a Animals Asia em Chengdu, divertindo-se a nadar na sua ‘piscina particular’ e a explorar os seus instintos, especialmente quando a temperatura arrefece no outono”, disse Nic Field, presidente da associação no site da entidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório