Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Restauro do túmulo de Cristo em Jerusalém está em curso

A restauração do túmulo de Cristo na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, que tem sofrido ao longo dos séculos os efeitos das intempéries e do fluxo de turistas, está em curso, e deverá ficar concluída em 2017.

Restauro do túmulo de Cristo em Jerusalém está em curso
Notícias ao Minuto

23:36 - 29/05/16 por Lusa

Mundo Restauração

De acordo com a agência France Presse, foram instalados no local andaimes e painéis brancos para este restauro, mas a Custódia da Terra Santa, entidade responsável pelos sítios católicos sagrados, anunciou que o túmulo continuará acessível aos visitantes durante os trabalhos.

O restauro, confiado a uma equipa grega, deverá durar oito meses, e terminar no início de 2017, depois de reconstruir totalmente - e de forma idêntica - as peças de mármore desgastadas ao longo do tempo pelas intempéries e pelas visitas de milhares de peregrinos e turistas.

Com vários metros de altura e de largura, o túmulo é suportado há décadas por uma estrutura metálica que mantém unidos os blocos de mármore que os técnicos vão substituir no caso de estarem partidos ou demasiado frágeis.

As placas de mármore que for possível conservar serão limpas e também consolidada a estrutura que as suporta, segundo os responsáveis pelo templo que, segundo a tradição cristã, recebeu o corpo de Cristo depois da morte.

Os trabalhos serão financiados pelas três principais confissões cristãs do Santo Sepulcro: Gregos ortodoxos, franciscanos e arménios, e ainda por contribuições públicas e privadas.

O santuário, construído em 1809-1810 em estilo barroco otomano, após um incêndio de grandes proporções, regista a última data de intervenções na estrutura que se sucedem desde o século IV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório