Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Nigéria oferece amnistia a rebeldes para acabar com tensões no Delta

O presidente da Nigéria anunciou hoje que vai avançar com uma amnistia aos rebeldes que atuam na região do Delta do Níger, no sul do país, onde várias instalações de grandes empresas petrolíferas têm sido atacadas nas últimas semanas.

Nigéria oferece amnistia a rebeldes para acabar com tensões no Delta
Notícias ao Minuto

16:53 - 29/05/16 por Lusa

Mundo Muhammadu Buhari

"Temos de ter uma abordagem sustentável para enfrentar os problemas que afetam as comunidades do Delta, a reativação do programa de amnistia é um exemplo disso", afirmou Muhammadu Buhari, num discurso dirigido ao país por ocasião do primeiro aniversário do seu mandato.

Os rebeldes que não optem por esta amnistia "serão detidos e julgados" para pôr termo à grande instabilidade que afeta a Nigéria, o sexto exportador de crude a nível mundial, precisou o presidente.

"A recente onda de ataques por parte de milicianos contra instalações de petróleo e energia não vai impedir que mantenhamos conversações com os líderes da região", avisou Buhari.

Nas últimas semanas, um novo grupo -- que se autoproclama Vingadores do Delta do Níger -- reivindicou os ataques a instalações petrolíferas de empresas como a Shell ou a Chevron, que causaram sérios danos materiais e afetaram a produção de crude.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório