Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Governo da Venezuela e oposição poderão avançar com "diálogo nacional"

A União das Nações Sul-Americanas (Unasur) assegurou que existe vontade da parte do Governo e da oposição da Venezuela para avançar com a elaboração de uma agenda de "diálogo nacional" no país.

Governo da Venezuela e oposição poderão avançar com "diálogo nacional"
Notícias ao Minuto

07:32 - 29/05/16 por Lusa

Mundo Unasur

Num comunicado divulgado sábado em Quito, no Equador, onde tem sede, a Unasur assinalou que essa possibilidade surgiu após reuniões exploratórias desenvolvidas nos últimos dias na República Dominicana, com intervenção diplomática.

Acrescenta, no comunicado, que essas reuniões contaram com a participação dos ex-presidentes do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, e dos ex-chefes de Estado dominicano Leonel Fernández e panamiano Martín Torrijos.

Foram convidados pela Unasur a ter reuniões exploratórias entre o governo da Venezuela e a oposição, representada por partidos da Mesa de Unidade Democrática, tendo constatado que "existe uma vontade de diálogo de ambas partes".

A oposição venezuelana confirmou hoje que quatro dos seus representantes na Mesa da Unidade Democrática viajaram até Punta Cana, onde tiveram reuniões, entre sexta-feira e sábado, com os mediadores internacionais, e negou que tenham existido encontros com os representantes do Governo.

Aquela plataforma indicou ter transmitido aos ex-presidentes - para entrega da mensagem ao Governo venezuelano - as suas condições para o diálogo, nomeadamente a realização de um referendo para revogar o mandato do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a libertação dos presos políticos, e a atenção à "crise humanitária".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório