Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2021
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 15º

Edição

Everest é a montanha mais alta do mundo? Não é bem assim

Apesar de ser o pico mais alto do mundo, tendo em conta o nível das águas do mar, o Monte Everest pode ser derrotado se forem tidos em conta outros parâmetros.

Everest é a montanha mais alta do mundo? Não é bem assim

Basta uma pequena pesquisa no Google para se perceber que o Everest é a montanha mais alta do mundo. Mas será mesmo assim?

Segundo o The Independent, o Monte Everest pode perder o título quando comparado com um vulcão localizado no Hawai. Isto se for tida em conta a distância desde a base até ao topo.

O que acontece é que a altitude das montanhas é medida consoante o nível das águas do mar. Assim sendo o Monte Everest, na cordilheira dos Himalaias, tem perto de nove mil metros de altitude (8.848 mais concretamente).

Porém, o vulcão Mauna Kea tem 5.898 metros abaixo da superfície e 4.205 metros acima, o que completa 10.103 metros. Assim sendo, pode ser considerado a montanha mais alto do mundo.

Mas há ainda outro aspeto que pode ser tido em conta. Ser o monte mais alto do mundo implica que o Everest seja o ponto mais próximo do Espaço, certo? Errado.

Uma vez que a Terra não é redonda, mas achatada nos polos, a equação não é tão simples quanto isso. É preciso ter em conta a sua localização, sendo que as elevações mais próximas do Equador ficam em vantagem.

O pico mais próximo do Espaço é, então, o Chimborazo, um estratovulcão do Equador com 6.268 metros acima do nível das águas do mar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório