Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Neto de Miró doa 24 obras do pintor para leiloar e ajudar os refugiados

Mais de duas dezenas de obras do pintor espanhol Joan Miró vão ser leiloadas na quinta-feira em Londres com o objetivo de arrecadar fundos para que a Cruz Vermelha possa ajudar os refugiados.

Neto de Miró doa 24 obras do pintor para leiloar e ajudar os refugiados
Notícias ao Minuto

11:51 - 18/05/16 por Lusa

Mundo Cruz Vermelha

As 24 obras de Miró foram doadas pelo seu neto, Joan Punyet Miró, e vão ser leiloadas na casa Christie´s de Londres, esperando-se que possam render à Cruz Vermelha cerca de 50 mil euros.

Joan Punyet Miró afirmou que fez a doação porque teria sido essa a vontade do seu avô.

"Considero-me o portador da chama no que toca aos seus desejos e tento fazer o que ele faria se ainda fosse vivo", afirmou o descendente do pintor.

O neto do pintor recordou que Miró "passou por muitas dificuldades ao longo da vida".

"Passou fome e viveu em exílio durante a Guerra Civil de Espanha", completou Joan Punyet Miró, acrescentando que o pintor acompanhou a situação de milhares de refugiados espanhóis que viveram em campos ao longo da fronteira com a França durante aquele conflito (1936-1939).

Miró, defensor dos Republicanos na Guerra Civil espanhola, estava em França quando o conflito estalou, tendo decidido ficar em Paris. Viveu em França, com a mulher e o filho, até à invasão nazi em 1940, que o fez regressar à Espanha franquista.

"Ele sempre quis ajudar os mais desfavorecidos, os refugiados e os que exilados. Hoje estaria consciente de que o que está a acontecer na Síria poderia acontecer em Espanha", salientou Joan Punyet.

Miró, que morreu em 1983 com 90 anos, tinha uma dívida de gratidão para com a Cruz Vermelha, já que foi um médico desta organização que salvou a perna da sua única filha - mãe de Joan Punyet - na sequência de um acidente de automóvel em 1965.

A vice-presidente da Cruz Vermelha espanhola, Rosa María Marco, realçou que as 24 peças cedidas por Joan Punyet Miró "destinam-se a projetos solidários da organização, como o acolhimento e a prestação de cuidados da população refugiada no Leste da Europa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório