Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Comandante do Hezbollah morreu em "grande explosão"

Mustafa Badreddine, comandante militar do Hezbollah, cuja morte foi hoje anunciada, morreu na sequência de uma "grande explosão" perto do aeroporto de Damasco, declarou o movimento xiita libanês num novo comunicado.

Comandante do Hezbollah morreu em "grande explosão"
Notícias ao Minuto

06:35 - 13/05/16 por Lusa

Mundo Damasco

"As informações recolhidas no decurso de uma investigação preliminar relevam que uma grande explosão visou uma das nossas posições perto do aeroporto internacional de Damasco, matando o comandante irmão Mustafa Badreddine e ferindo outras pessoas", indicou o movimento que combate os rebeldes na Síria, ao lado das tropas do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Um comunicado anteriormente divulgado pelo Hezbollah, dando conta da morte daquele que é considerado um dos seus principais chefes militares, indicava que Badreddine havia sido morto perto da fronteira sírio-libanesa na sequência de um ataque aéreo israelita.

Badredine, que participou na maioria das "operações de resistência islâmica desde 1982", foi considerado, pelo Tribunal Especial para o Líbano, criado em 2007 por decisão do Conselho de Segurança da ONU, um dos cinco mentores e executores do assassínio do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, em 2005.

"Há uns meses ele disse: 'Eu não vou voltar da Síria, a menos que seja como mártir ou a transportar a bandeira da vitória'. Ele é o comandante de topo Mustafa Badreddine. E ele voltou hoje como mártir", indicou o Hezbollah num comunicado divulgado pelo canal Al-Manar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório