Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Panama Papers: Emma Watson apanhada no escândalo

A atriz assume ter criado empresa "offshore", mas nega receber qualquer tipo de vantagem fiscal. É tudo uma questão de privacidade, defende.

Panama Papers: Emma Watson apanhada no escândalo
Notícias ao Minuto

08:10 - 11/05/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Emma Watson é mais um dos nomes associados ao caso dos Panama Papers, de acordo com os últimos dados do processo, revelados no início desta semana. O nome da estrela de cinema surge na lista dos envolvidos no escândalo por ter recorrido a uma "offshore" para comprar um casa multimilionária, revela o Telegraph. 

A atriz, que está a fazer uma pausa na representação para se dedicar a uma campanha feminista, comprou uma casa em Londres em 2013, um mês depois da criação de uma empresa nas Ilhas virgens britânicas, escreve o jornal. No entanto, Emma Watson nega estar ligada a qualquer tentativa evasão fiscal, defendo que a tal empresa foi criada com o propósito de "proteger o seu anonimato e segurança".

Um porta-voz da atriz também já saiu em sua defesa: "Emma Watson não recebe benefício absolutamente nenhum da empresa. É só uma questão de anonimato e privacidade", sublinha. "As empresas britânicas são obrigadas a divulgar detalhes dos seus acionistas e não permitem o anonimato necessário para proteger a segurança pessoal, que tem sido posta em causa no passado por essa informação estar acessível ao público ", disse o porta-voz de Watson, justificando a razão da criação da 'offshore' nas ilhas britânicas, onde as empresas não têm de disponibilizar essa informação.

A notícia do envolvimento de Emma Watson surge na sequência dos dados recolhidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas (CIJ) que revelou um vasto sistema de evasão fiscal que tem suscitado uma onde choque mundial, com a revelação do envolvimento de personalidades do mundo da política, mas também do cinema e da televisão. Segundo o Consórcio, que reuniu para este trabalho 370 jornalistas de mais de 70 países, mais de 214.000 entidades 'offshore' estão envolvidas em operações financeiras em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório