Meteorologia

  • 03 MARçO 2021
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 21º

Edição

"Vocês não têm de arriscar a vida para votar. Qual é a vossa desculpa?"

Num discurso da Universidade de Howard, Barack Obama faz um apelo ao voto dos mais jovens.

"Vocês não têm de arriscar a vida para votar. Qual é a vossa desculpa?"

Num vídeo publicado pelo Huffington Post, o presidente norte-americano dirige-se aos recém formados negros da Universidade de Howard sobre a problemática da abstenção: “A América tem algumas das mais baixas taxas de participação eleitoral em todo o mundo”, começou por dizer apelando aos jovens para que alterem a situação.

“Vocês não acham que isso [a abstenção] faz diferença em termos de constituição do Congresso?”, pergunta o ainda presidente dos Estados Unidos. 

Continuando o discurso, Obama dá uma lição aos jovens, ao dizer que estes “não têm de arriscar a vida para votar”. “Qual é a vossa desculpa?”, desafia os estudantes. “Outras pessoas já fizeram isso por vocês. Os vossos avós, os vossos bisavós, podiam estar aqui hoje. Eles estiveram a trabalhar por isso. Qual é a vossa desculpa?, insiste.

Quase a terminar o discurso, sempre pautado pela palavra "ambição" e "sonho",  Barack Obama deixa ainda uma mensagem aos alunos, uma mensagem que no fundo resume a imagem de Obama enquanto presidente dos Estados Unidos: “Quando o vosso caminho vos parecer demasiado difícil ou quando pensarem que devem desistir, devem repetir para vocês mesmos uma pequena frase que nestes últimos oito anos considerei apropriada: Yes,We can”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório