Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 200 pessoas bloqueadas no gelo no Mar Báltico

Mais de 200 pessoas, provavelmente pescadores, ficaram bloqueadas na Letónia por dois blocos de gelo à deriva no Mar Báltico, afirmou esta sexta-feira a porta-voz dos bombeiros locais, Viktorija Sembele.

Mais de 200 pessoas bloqueadas no gelo no Mar Báltico
Notícias ao Minuto

14:59 - 29/03/13 por Lusa

Mundo Letónia

Numa primeira fase, a agência de informação BNS tinha noticiado que cerca de 500 pessoas tinham ficado bloqueadas.

"Estavam cerca de 180 pessoas à deriva no gelo, perto de Vakarbulli, e outras 40 ao largo de Majori", que fica a cerca de 20 quilómetros de Riga, a capital da Letónia, junto à estância balnear de Jurmala, afirmou a responsável à AFP.

"Não há informações sobre feridos graves, mas as equipas médicas estão no local caso alguém precise de cuidados, uma vez que já passaram algum tempo no gelo", acrescentou Sembele.

A maior parte das pessoas já foi socorrida, mas há ainda cerca de 20 pessoas a recuperar na costa de Vakarbulli, a norte de Riga, disse ainda Viktorija Sembele, acrescentando que "parece que todas as pessoas que estavam em cima do gelo eram pescadores".

A pesca no gelo é uma actividade muito praticada na Letónia. Todos os invernos, vários pescadores morrem afogados nas águas geladas do Báltico e dezenas são socorridas quando o gelo se parte.

Na terça-feira, os bombeiros lançaram um apelo para que as pessoas que pensam aventurar-se no gelo nas férias da Páscoa tomem precauções.

"O sol faz rachar o gelo rapidamente. Ficar no gelo é perigoso", alertaram as autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório