Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Visita de Marcelo a Moçambique potencia "estreitamento das relações"

O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano afirmou hoje em Maputo que a visita ao país do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, abre horizontes para o estreitamento das relações bilaterais, destacando o apego do estadista português a Moçambique.

Visita de Marcelo a Moçambique potencia "estreitamento das relações"
Notícias ao Minuto

18:14 - 06/05/16 por Lusa

Mundo Joaquim Chissano

"Ele (Marcelo Rebelo de Sousa) tem muito apego também pelas coisas de Moçambique, depois de Portugal, depois do tempo que passou aqui em Moçambique, (a visita) abre horizontes para o estreitamente das relações com Moçambique", afirmou Chissano, em declarações aos jornalistas, após um encontro com o chefe de Estado português.

Joaquim Chissano descreveu a reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, em que também participou a ex-primeira-ministra moçambicana, Luísa Diogo, como um "encontro de amigos e familiares".

O encontro inseriu-se na iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa de promover reuniões com antigos governantes e com os principais dirigentes políticos moçambicanos, incluindo da oposição, para uma auscultação sobre a situação política e económica do país.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina hoje uma visita de Estado de quatro dias a Moçambique, a primeira desta natureza desde que tomou posse, e que foi dominada pelos apelos à paz no país.

A situação económica de Moçambique também marcou a visita do chefe de Estado português, que confirmou na quarta-feira a suspensão dos desembolsos do grupo de doadores do orçamento do estado, atualmente presidido por Portugal, após a revelação de dívidas ocultadas nas contas públicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório